Divulga o teu Negócio Aqui – GRÁTIS!

Museu / Parque temático

Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira

MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira é um museu na Madeira, em Portugal. Foi inaugurado no dia 8 de outubrode 2015 e resulta da transferência da coleção do antigo Museu de Arte Contemporânea do Funchal, sediado na Fortaleza de São Tiago, para o Centro das Artes – Casa das Mudas, na Calheta.

A coleção, com importantes obras de arte dos anos 1960, foi sobretudo enriquecida ao longo da década de 1990, sendo hoje um conjunto de produção artística portuguesa de referência nacional.

História

Museu de Arte Contemporânea do Funchal

 

Antiga localização do MACFunchal, na Fortaleza de São Tiago

A coleção de arte contemporânea tem as suas origens no Prémio de Artes Plásticas da Cidade do Funchal, iniciativa organizada em 1966 e 1967 pela Delegação de Turismo da Madeira, a Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal e a Sociedade Nacional de Belas Artes.

A partir de 1986, uma seleção de obras esteve exposta na Quinta Magnólia, como Núcleo de Arte Contemporânea da Museu Quinta das Cruzes.Em 1992, foi criado o Museu de Arte Contemporânea, ou MACFunchal, na Fortaleza de São Tiago, no Funchal.

Centro das Artes – Casa das Mudas

 

Sede do museu, na Casa das Mudas.

Em 2004, foi inaugurado na Calheta o Centro das Artes – Casa das Mudas, projeto do premiado arquitecto madeirense Paulo David. Nos seus quinze anos de vida, a Casa das Mudas realizou várias exposições temporários, assim como uma programação variada no seu auditório.

Com a passagem da coleção da Fortaleza de São Tiago, onde sempre contou com constrangimentos, para as novas instalações, passou de uma área de exposição de 428 m² a uma área de 1811 m². O novo museu passou a dispor de reservas, outras áreas técnicas, centro de documentação, auditório, cafetaria e loja.

Facebook Comments
Website Security Test
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com